Internacional C-BO foi o primeiro rapper a ser preso por ter feito um álbum


C-BO foi o primeiro rapper a ser preso por ter feito um álbum

C-Bo, nascido Shawn "Cowboy" Thomas em 1971 na área de Garden Block em Sacramento, Califórnia. Ele já vendeu mais de 3,5 milhões de álbuns de forma independente desde 1993. Atualmente, ele assinou contrato com a West Coast Mafia Records. C-Bo, notoriamente conhecido por seu relacionamento com as forças da lei, foi um dos primeiros rappers a ser preso devido ao seu conteúdo lírico, uma crítica contundente de funcionários políticos e policiais em sua faixa "Deadly Game", e sem sucesso argumentou em favor do recurso 3 vezes, ao mesmo tempo em que chamava a atenção de todo o país pelo seu álbum mainstream de maior sucesso.


Ele foi preso na Califórnia em 1998, sob a suspeita de que suas violentas letras de rap violavam sua liberdade condicional. Nessa época, C-BO apelou sem sucesso à condição três vezes, e seus apoiadores disseram que a condição de liberdade condicional é uma violação de seu direito à liberdade de expressão. Mil grau né?


Vai vendo como o sistema é podre e fraco quando encontra pessoas capazes intelectualmente de bater de frente. Não pense que só aqui no Brasil tem esse tipo de coisa, nos EUA isso é bem frequente e chega a afetar a liberdade de expressão.

Enquanto isso, C-BO marcou pelo menos uma vitória; sua música "Till My Casket Drops" estreou no número 41 da parada de álbuns da semana na "Billboard" no mesmo ano em que foi preso.


Além de seu extenso trabalho como artista solo, ele também trabalhou com uma grande variedade de rappers conhecidos, como Tupac Shakur, E-40, Yukmouth, Spice 1, Tech N9ne, Dru Down, Kokane, Daz Dillinger e Brotha Lynch Hung. O C-Bo também faz parte do super grupo Thug Lordz da Bay Area, juntamente com os colaboradores frequentes Spice 1 e Yukmouth.


Pra vocês conhecerem mais sobre o trabalho do C-BO, assista o vídeo logo abaixo.
 

 

Tem algo à dizer?