Provocação Mental Cultura Chicana: Um assunto que talvez você não esteja preparado para discutir


  • Cultura Chicana: Um assunto que talvez você não esteja preparado para discutir
  • Cultura Chicana: Um assunto que talvez você não esteja preparado para discutir
  • Cultura Chicana: Um assunto que talvez você não esteja preparado para discutir
  • Cultura Chicana: Um assunto que talvez você não esteja preparado para discutir
  • Cultura Chicana: Um assunto que talvez você não esteja preparado para discutir
  • Cultura Chicana: Um assunto que talvez você não esteja preparado para discutir

Salve salve meus aliados, hermanos, cabrones, cholos, chicanos e tudo mais.

Hoje viemos com mais uma parada muito foda. 

A ideia é provocar um debate e falar sobre Cultura Chicana. Você realmente segue a cultura como deveria? 

Você realmente conhece tudo ou um pouco sobre a cultura? 

Já vou adiantando que tem uns loco aqui no Brasil que se julgam donos da cultura, mas será que eles pelo menos respeitam e mantém a tradição chicana como deve ser?

Deixo claro aqui que sou um profundo admirador e respeito muitíssimo a tradição e também estou buscando conhecimento todos os dias.

Hoje no Brasil está havendo uma grande propagação dessa cultura, principalmente nos eventos de lowrider, onde muita gente gostaria de se aprofundar no assunto mas encontram barreiras dentro do próprio movimento. Muitas vezes a barreira vem de manos que deveriam direcionar essas pessoas e, com isso, muitos clãs nascem sem entender a fundo e nem buscam entender a cultura na essência

Muito se discute por aqui sobre termos como "cholo", "chicano", "mexicanismo" e essas discussões geralmente são levantadas por pessoas que não tem o mínimo de informação real do assunto, levando alguns posts em redes sociais a uma discussão acalorada.

Como sempre batemos na mesma tecla em relação ao conhecimento que se deve ter pela cultura, admiramos outros manos que também chegam na mesma sintonia para tentar aos poucos orientar sobre como tudo começou, de onde veio, os termos, as famílias, o estilo de vida, a fé, os símbolos e outras paradas relacionadas.

Por exemplo: Todo chicano é latino, mas nem todo latino é chicano. Por algumas situações históricas podemos entender melhor essa situação, onde alguns trutas se confundem e até se equivocam ao tentar se posicionarem em torno do assunto.

Simples! Somos a parte latina dessa américa que foi colonizada e miscigenada por portugueses europeus, mas somos brasileiros, aconteceu aqui e a parte que foi colonizada mais acima no mapa, como por exemplo o México, aconteceu no México, ou seja, somos latinos mas não chicanos e eles são chicanos latinos, sacou a diferença?

Somos latinos porque falamos a língua que veio proveniente do Latin Europeu e se ainda não entendeu, sugiro que estude um pouco mais da história da cultura que está defendendo.

A cultura chicana é originária do México e quando vemos essa cultura linda se espalhando mundo afora, entendemos que a cultura está sendo vivida por outros povos, tipo no Japão onde a cultura é forte, porém todos os povos devem sempre saber de onde ela veio, qual sua raiz e nunca devem desrespeitar aquilo que pegou emprestado. Os únicos donos dessa cultura é o povo mexicano e ponto. Qualquer outra situação é apenas replicação, no sentido bom da palavra.

Quando vemos que manos e minas que são de outras etinias se apropriando de qualquer cultura, seja essa ou outra, ficamos até constrangidos com a ignorância que está sendo vivida e até propagada, fazendo com que a falta de conhecimento se instale e o desrespeito prevaleça.

Sabemos disso, pois vivemos isso da melhor forma, no nosso lugar, sabendo quem somos e de onde viemos, sem ser hipócritas e nem oportunistas. Quem dera todos vissem dessa forma!

Nos eventos que participamos aqui no Brasil encontramos muitos manos que entendem a cultura na essência e não colocam os pés pelas mãos, mas tem uns que, mano… deixa quieto!

O fato é que o estilo de vida que você defende deve ser entendido e respeitado não importa onde esteja e qual seja o estilo. Postura, humildade, união, família, satisfação e o mais importante, essência.

Tomamos muito cuidado ao levantar qualquer bandeira, até mesmo a nossa, pois sabemos o valor e o peso da responsabilidade que é fazer ou ser parte de um movimento ou cultura e isso serve para tudo.

Seu carro, sua bike, seu skate, suas roupas, sua bandana, suas crenças, sua gangue, a cor que pinta seu rosto, sua tatuagem, o baseado que fuma, se está em 3 rodas ou não, você tem que conhecer antes de viver. Parece difícil para alguns mas é questão de ignorância mesmo e se você está fazendo feio, digo que não é legal truta, os manos estão vendo, se liga!

Poderia escrever 1000 linhas sobre essa parada, mas se as vezes não somos compreendidos em 165 caracteres no Twitter, imagina em um texto desse tamanho. Fico pensando várias fitas em torno disso e o que mais me importa é que meus manos, minha familia está integra sem precisar ser o que não somos. Sendo apenas reais ao que vivemos e assim vamos seguindo firmes pela estrada da vida, sacou?

Deixo aqui minha sincera opinião e se sentir que pode contribuir mais é só deixar um comentário expressando sua ideia. Se não gostou ou não entendeu, vou tentar na próxima vez ser mais simples e direto para que entre dentro do texto e pegue o contexto nas entrelinhas.

E viva a cultura chicana!

Saludo a todos los cholos y cholas, hermanos, cabrones, vatos locos y todas las familias.

Por vida siempre carnales!

Tem algo à dizer?